top of page

Dar o primeiro passo para cuidar de você e da sua audição é essencial. Escolher o aparelho auditivo certo requer atenção e cuidado, pois ele pode ser fundamental para sua saúde neste momento. No Dr. Escuta, estamos aqui para te apoiar em cada etapa dessa jornada! Vamos juntos redescobrir os sons da vida e proporcionar uma melhor qualidade auditiva para você.

  • O que é um aparelho auditivo?
    Os aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) são comumente denominados: aparelho auditivo, prótese auditiva ou por somente “aparelho” por muitos usuários. Um aparelho auditivo é um dispositivo de amplificação sonora de apoio à comunicação. Os aparelhos são compostos basicamente por microfone, amplificador, receptor e fonte de energia (pilha ou bateria). Microfone: é responsável pela transformação da onda sonora em energia elétrica. Amplificador: após a captação e a transformação da onda sonora em sinal elétrico ou digital, esse estímulo deve ser aumentado. Esta é função do amplificador. Receptor: realiza a transformação do sinal elétrico em onda sonora. Pilha: para que o aparelho entre em funcionamento, é necessário o uso de pilhas. Atualmente são utilizadas as que são fabricadas com zinco-ar pois tem duração mais longa.
  • Como escolher o meu aparelho auditivo?
    Para escolher o seu aparelho auditivo você precisará consultar um especialista porque não é apenas o tamanho e as cores do aparelho que são decisivos na hora da compra. O profissional vai auxiliar na sua escolha por um aparelho que tenha as ferramentas necessárias para a sua perda auditiva, além de configurar da forma mais confortável para sua audição.
  • O que é treinamento auditivo?
    O treinamento auditivo é um conjunto de exercícios específicos que visa melhorar as habilidades auditivas, como a capacidade de compreender e processar sons. Ele utiliza a neuroplasticidade do cérebro para aprimorar o processamento auditivo, sendo especialmente útil para pessoas com transtornos do processamento auditivo ou perda auditiva. O objetivo é facilitar a compreensão da fala, principalmente em ambientes ruidosos, e melhorar a experiência auditiva geral, com exercícios que podem ser realizados em consultório ou em casa.
  • Quais são os sinais de atenção para a perda auditiva?
    – Trocas na fala (em crianças); – Dificuldade em acompanhar conversas; – Dificuldade para ouvir à distância; – Aumento do volume da TV e do rádio; – Dificuldade na localização da fonte sonora; – Presença constante de zumbido; – Depressão e/ou isolamento social.
  • Como é escolhido o aparelho auditivo ideal e o valor do investimento?
    Para informarmos os valores dos aparelhos auditivos, primeiro precisamos identificar qual modelo é o mais adequado para sua perda auditiva. Para isso, temos que avaliar dois fatores principais: o audiograma, que indica o tipo e o grau da perda auditiva (realizado com o Dr. Escuta ou com exames fornecidos pelo seu médico), e as preferências sonoras individuais. Somente após essa consulta inicial, poderá recomendar o aparelho auditivo mais apropriado e informar o valor do investimento necessário.
  • O que é o zumbido, tem cura?
    O zumbido é a percepção de um som constante, como chiado ou apito, que não vem de uma fonte externa. Ele pode ser causado por diversos fatores, como exposição a ruídos altos, perda auditiva, problemas circulatórios ou até estresse. Embora não tenha cura definitiva, o tratamento varia conforme a causa e pode incluir o uso de aparelhos auditivos, terapia sonora, mudanças de estilo de vida e acompanhamento médico. A combinação de técnicas pode ajudar a reduzir o impacto do zumbido e melhorar a qualidade de vida.
  • Quem pode usar um aparelho auditivo?
    O uso do aparelho auditivo é indicado para quem tem algum grau de perda auditiva, já diagnosticada e, esse dispositivo pode ser usado desde bebês até idosos. Não existe contraindicação de uso pelo fator idade avançada. Algumas pessoas com perda auditiva precisam usar outras ferramentas para tratar da perda auditiva: sejam elas prótese ancorada no osso ou implante coclear. O tratamento de escolha vai depender do mais recomendado pelo seu médico.
bottom of page