
Ouvir começa nos ouvidos, mas entender é tarefa do cérebro.
Entender é função do cérebro
Seus ouvidos captam o som, mas é o cérebro que realmente processa e entende essas informações. Ele decodifica os sinais que entram pelos ouvidos e transforma em significado, permitindo que você compreenda o que está sendo ouvido. Cuidar da audição é vital para garantir que o cérebro possa continuar a interpretar o mundo ao seu redor de forma clara e saudável.
Já percebeu...
- que as pessoas estão falando mais baixos ou sussurrando?
- que você não entende as conversas, especialmente em grupo?
- que não consegue entender o que ouve na TV?
E você acaba...
- se isolando locais de socialização? (festas, reuniões de família)
- ficando confuso com as conversas?
- preferindo ficar em casa?


Como a audição é processada pelo cérebro
O som viaja das orelhas para o centro auditivo do cérebro, que possui dois subsistemas principais: o subsistema de orientação e o subsistema de foco*. Esses subsistemas trabalham em conjunto para ajudá-lo a entender o ambiente sonoro ao seu redor.
-
O subsistema de orientação realiza uma varredura contínua do ambiente para criar uma visão geral do cenário sonoro.
-
O subsistema de foco ajuda a selecionar quais sons ouvir e a alternar a atenção entre eles, enquanto os sons irrelevantes são filtrados.
Posteriormente, o som é processado por outras áreas do cérebro, incluindo memória e emoções.
*O’Sullivan et al. (2019) & Puvvada et al. (2017)"
Como a falta de som afeta o cérebro?
Com a perda auditiva, seu cérebro recebe informações sonoras insuficientes ou de baixa qualidade das orelhas. Isso dificulta a orientação no ambiente e a concentração no que é importante. Todas as áreas do cérebro responsáveis por interpretar o ambiente precisam trabalhar mais, reduzindo os recursos mentais disponíveis para outras funções, como a memória.
As conversas
são mais difíceis
de acompanhar
A falta de informações sonoras faz com que seja especialmente difícil em situações como lanchonetes e reuniões familiares, onde há muitas pessoas conversando.
Escutar exige
mais esforço
O cérebro precisa trabalhar mais para reconhecer sons com informações incompletas, preenchendo as lacunas por meio de lembranças e adivinhações.
A carga mental
aumenta para
a audição
Com menor capacidade mental para as outras tarefas, fica mais difícil para as diferentes partes do seu cérebro, já que também atribuem sentido à sua vida.